Dica: Baby Led Weaning

BLW, ou Baby Led Weaning, e um método de introducir comida guiada pelo próprio bebê. A Lily nunca gostou muito de purés, gostou mais os da Nestlé mas não o que fiz em casa. Eu não a culpo, eu também não gostaria de comer aquilo. Mas no inicio, como ela as vezes aceitou as papas do Nestlé, achei chato e fiquei triste pensando que eu cozinhava mal. Mas depois também não gostou os da Nestlé. Finalmente, um dia percebi que o que ela não gostava era comida em forma de papinha, e queria comer sozinha. Então foi assim que descobri “BLW”.

Cheio de medo comecei a dar comida solida para a Lily banguela, e ela adorou!

Deve se começar com pedaços grandes em forma de dedos, assim o bebê pode segurar bem e pode colocar a comida na boca sem risco de engolir. A comida deve ser dura tipo cenoura cru, maçã, brócoli cru etc. O primeiro objetivo (4-6 meses) é o bebê conhecer a comida, o cheiro, as cores, as texturas e colocar na boca para sentir sabores. Desta maneira os bebes aprendam lidar com a comida de um jeito diferente. É brincadeira mesmo, como dizem os americanos: “food before one is just for fun” (comida antes de um (ano) so para divertir).

Quando chega aos 6 meses o mais provável é o pediatra liberar papas de fruta. Foi assim com a pediatra da Lily mas quando ela tinha quase 7 meses tinha descoberto BLW. Ai fazia tudo do meu jeito (com as recomendações da pediatra sempre em mente). Depois dela brincar um pouco com comida dura comecei a dar pedaços de maçãs e peras bem maduros (moles), cenoura cozida e brócolis cozidos. A Lily adorou, mas colocava muito na boca duma vez. Medo!! Acho que teria sido bem melhor se ela tivesse começado com BLW aos 4 meses. Enfim! Sempre fiquei estressada no inicio, as vezes a comida entrava muito la para trás e ela ficou com uma cara de querer vomitar, tossiu um pouco e eu soando. Mas, isto faz parte!! A mãe tem que estar atenta, sentada por cima dos mãos (para não interferir), preparada e calma. Se a mãe está estressada, a bebê também vai ficar. O bebê esta aprendendo, está fazendo exatamente o que deveria. O reflexo de vomito fica muito em frente na lingua do bebê, ele comendo e fazendo cara de querer vomitar significa que ele esta “empurrando” este reflexo para trás onde deveria estar. O bebê é muito mais competente do que muitas vezes imaginamos. Se o bebê engasga e começa a tossir, não pega ele rapidinho e tire do cadeirão, pois assim talvez a comida entra mesmo mais para dentro. Com a força que você pegou a bebê pode ser que o fez engasgar de verdade. Neste situação, fica quieto e incentiva ele a tossir! Se coloca muita comida de uma vez, tire um pouco se acha melhor. A Lily sempre colocou demais, mas com 11 meses já tinha melhorado bastante e agora nunca tenho que tirar nada da boca dela.

É importante que o bebê sempre come sentada no cadeirão e sob a supervisão de um adulto. Não deveria nunca deixar uma criança comer em movimento, seja como for esse movimento – andando, de carro, de carrinho. Aumenta bastante o risco de engasgar. Imagina você conduzindo e o bebê atras no bebê conforto, talvez você nem repare e pensa que está dormindo. Uma pessoa que esta engasgando sério não consegue tossir, o silencio é um sinal que está grave!

Não pense que BLW é perigoso, escrevo sobre o engasgo porque acho importante entender e saber evitar de qualquer jeito. Não sei quantos bebês ou pessoas morrem por ano no Brasil por engasgar mas na Suécia (pais de aprox. 9 milhões habitantes) morre 100 crianças por ano. Este numero não inclui os bebês que morrem depois de ficar por exemplo uma semana em coma depois de sofrer falta de oxigênio por ter engasgado.

Bem… Então foi assim que começou. A Lily rejeitava cada papa que fiz e eu comecei a dar cada dia mais a comida do meu próprio prato. Ou melhor, rejeitou todas as papas menos as papas de manhã que acho engraçado. A Papa de Aveia por exemplo ela sempre adorou, mas comida que “não deve” ser em forma de papa ela rejeitou!

Como ela prefere comer sozinha o BLW ajudou bastante. Ela come com as mãos e eu posso comer o meu prato ao mesmo tempo. E com BLW posso fazer um jantar para toda a família, em vez de fazer uma papinha para a Lily e outra comida para nós. Mais um beneficio é que a bebê aprende “lidar com a comida” na boca. Talvez não é essa a palavra certa, mas quero dizer que a bebê aprende mastigar antes de engolir e não ao contrario. Quando se da purés o bebê só tem que engolir, depois quando se começa a dar sólidos ele pode pensar que é só engolir de novo. E ai vem de novo aquele risco horroroso de engasgar…

Uma coisa muito IMPORTANTE: seja quem você é, se tem filhos ou não, se segue BLW ou não, assiste pelo menos um video no YouTube sobre o que fazer se uma pessoa engasga. Há um jeito de fazer se o bebê tem menos de 12 meses e outro se for mais de 12 meses. Assistir um video destes pode salvar uma vida. E já agora, porque não compartilhe no Facebook?

Love,

CJ

Deixe um comentário